Entendendo Programação - Uma Introdução
Desde o início de sua existência, o homem procurou criar máquinas que o auxiliassem em seu trabalho, diminuindo o esforço e economizando tempo. Dentre essas máquinas, o computador vem se mostrando uma das mais versáteis, rápidas e seguras. O computador pode auxiliá-lo em qualquer tarefa. É consciente, trabalhador, possui muita energia, mas não tem iniciativa, nenhuma independência, não é criativo nem inteligente, por isso, precisa receber instruções nos mínimos detalhes.
A finalidade de um computador é receber, manipular e armazenar dados. Visto somente como um gabinete composto por circuitos eletrônicos, cabos e fontes de alimentação, certamente ele parece não ter nenhuma utilidade. O computador só consegue armazenar dados em discos, imprimir relatórios, gerar gráficos, realizar cálculos, entre outras funções, por meio de programas, portanto, sua finalidade principal é realizar a tarefa de processamento de dados, isto é, receber dados por um dispositivo de entrada (por exemplo, teclado, mouse, scanner etc.), realizar operações com esses dados e gerar uma resposta que será expressa em um dispositivo de saída (por exemplo, impressora, monitor de vídeo, entre outros) (ASCENCIO, 1999). Logo, um computador possui duas partes diferentes que trabalham juntas: o hardware, composto pelas partes físicas, e o software, composto pelos programas.
Quando queremos criar ou desenvolver um software para realizar determinado tipo de processamento de dados, devemos escrever um programa ou vários programas interligados. No entanto, para que o computador compreenda e execute esse programa, devemos escrevê-lo usando uma linguagem que tanto o computador quanto o criador de software entendam. Essa linguagem é chamada linguagem de programação.
As etapas para o desenvolvimento de um programa são:
-
Análise: Estuda-se o enunciado do problema para definir os dados de entrada, o processamento e os dados de saída.
-
Algoritmo: Ferramentas do tipo descrição narrativa, fluxograma ou português estruturado são utilizadas para descrever o problema com suas soluções.
-
Codificação: O algoritmo é transformado em códigos da linguagem de programação escolhida para se trabalhar. Portanto, um programa é a codificação de um algoritmo em uma linguagem de programação (ASCENCIO, 1999).
Essas etapas fornecem uma estrutura para desenvolver programas de forma sistemática e eficiente. Incorporar esses conceitos desde o início de sua jornada na programação pode ajudá-lo a construir uma base sólida para suas habilidades futuras. Mesmo que você não planeje criar programas complexos ou inteligência artificial, entender os princípios fundamentais da programação pode transformar sua abordagem para resolver problemas e melhorar sua eficiência no campo da computação.
Em nossa próxima conversa, exploraremos o conceito de algoritmos, pois são fundamentais para que nossa sequência de instruções funcione corretamente.
Até a próxima! 👋