Introdução ao Desenvolvimento Ágil e Scrum

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  • Todos que trabalham com desenvolvimento já ouviram falar sobre desenvolvimento ágil de software (em inglês Agile software development). Desenvolvimento ágil, como qualquer metodologia de software, providencia uma estrutura conceitual para reger projetos de engenharia de software. Mas isso não significa que não podemos utilizar essas técnicas em outros ramos de negócio ou projetos da vida privada.

    A Scrum é uma aplicação prática dos princípios ágeis. Esta abordagem permite, de acordo com um de seus criadores Jeff Sutherland, fazer o dobro na metade do tempo. O que é muito bom para quem produz, e é claro, mais ainda para quem paga e espera algo bem feito e com entrega rápida.

    Precisamos aprender muito mais sobre desenvolvimento ágil e Scrum. Desde o advento do método, já foram registrados ganhos de produtividade de até 1.200%.

    A Scrum surgiu há cerca de 20 anos atrás, como um método eficaz para aumentar a produtividade no desenvolvimento de software. Ela ganhou popularidade no Vale do Silício, mas rapidamente teve reconhecimento em outros setores de atividades.

    Os criadores do Scrum, Ken Schwaber e Jeff Sutherland estudaram as melhores práticas internacionais de empresas de sucesso e concluíram que o modelo “cascata“, em que o trabalho foi baseado principalmente em projetos de TI, era muito ultrapassado.

    O modelo sequencial não satisfaz as expectativas dos clientes, uma vez que o trabalho evolui lentamente, em conformidade com um plano a longo prazo, e muitas vezes a saída não é um produto que é realmente necessário.

    A gestão sistemática do projeto vindo de cima para baixo cria a ilusão de controle e confiança de processos, mas na verdade o resultado é imprevisível.

    Apesar da existência de quilos de papeis com documentação detalhada, com a quebra de prazos, o orçamento pode passar do limite, e os funcionários ficam decepcionados ou se sentido inúteis.

    Acredito que a palavra ultrapassado já resume. Então vamos ver um resumo da SCRUM.

    As pessoas são mais importantes do que os processos

    Em empresas de todos os tamanhos a burocracia é o primeiro passo para construir os processos (aqui no Brasil então..), considerando que é a falta de organização a raiz de todos os problemas. Mas se existe essa raiz, são os funcionários que estão insatisfeitos com seu trabalho, ignorando os clientes e suas necessidades, incapazes de realizar o seu melhor.

    A documentação do produto não é o mais importante

    Outra atividade favorita da burocracia é a documentação. Ela é ótima para gastar metade dos recursos e apertar os prazos. O que importa não é o papel, mas gerenciar sua organização, sua equipe e criar um produto que os clientes realmente precisam. Se você tem um ótimo produto, sua documentação não será ruim.

    A colaboração do cliente é mais importante do que contratos perfeitos

    É necessário construir uma relação com o cliente, de modo que ele esteja constantemente envolvido em seu trabalho, ver o que o produto é. Se você seguir a estratégia atual, perceberá a perspectiva de que está adequando seu produto. Isso pode ser feito, se você conectar-se com o cliente, e não apenas a um contrato.

    A situação ideal é quando você tem parceiros compreensivos, associados trabalhando para atingir o mesmo objetivo, e não precisa segurar contratos e passar o tempo. Contratos e papéis  são uma maneira de se proteger. Construa um relacionamento em que nenhuma das partes terá que se defender.

    A capacidade de mudar é mais importante do que seguir um plano

    A pior coisa deve ser criar um produto que no final ninguém quer aproveitar. Imagine que você desenvolveu algo em 3 anos que não serve para nada, sabe que não decolar. Aí, você vê outro mercado depois desse período e acha que o problema é com ele. Isso acontece com planos grandiosos elaborados somente no início, não se adequam ao mercado que está sempre mudando.

    Seu plano de três anos estava errado? Talvez não para a época que foi pensado. Assim, você gastou muito dinheiro e ficou sem nada no final.

    Mas como assim? No Scrum, você deve ter um objetivo grande, mas utilizar ele de forma iterativa sem tentar antecipar cada movimento em um futuro distante.

    Em pequenas iterações ( 2-4 semanas)  se desloca para o alvo, olha para trás, faz uma estimativa com a retrospectiva feita, executa algo sobre o resultado da última iteração, se ele não te trouxe mais perto do objetivo. Desta forma,  pode-se evitar grandes problemas na entrega do projeto final.

    Posições e títulos não são importantes, importante é o que você faz

    Se a equipe é composta de profissionais apaixonados, que são confiáveis e que estão diretamente envolvidos na criação de valor, eles não precisam de um chefe superintendente com um belo, mas inútil título.

    Em torno destes princípios fundamentais, a Scrum fornece várias ferramentas para ajudá-lo a alcançar sua meta no menor tempo possível, com o elevado grau de previsibilidade e um ótimo preço.

    Se quiser aprender mais sobre Scrum, indico o livro de seu criador, Jeff Sutherland.

    Até a próxima.

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